Infraestrutura de servidores – Data Center

Infraestrutura de servidores – Data Center

Infraestrutura de servidores – Data Center

 

Infraestrutura de servidores - Data Center

 

Primeiramente, a Infraestrutura é a base ou estrutura que suporta um sistema ou organização.

Na computação, a infraestrutura de tecnologia da informação é composta de  recursos físicos e virtuais que suportam o fluxo, armazenamento, processamento e análise de dados. 

A infraestrutura pode ser centralizada em um data center ou pode ser descentralizada e distribuída por vários data centers controlados pela organização ou por terceiros, como uma instalação de colocation ou um provedor de nuvem.

Infraestrutura de servidores – Data Center

 

Infraestrutura de servidores - Data Center

 

Componentes de infra-estrutura

A infraestrutura do data center geralmente inclui os elementos de energia, resfriamento e construção necessários para suportar o hardware do data center.

A infraestrutura de hardware do data center geralmente envolve servidores, subsistemas de armazenamento, dispositivos de rede, assim como, switches, roteadores e cabeamento físico; e dispositivos de rede dedicados, como firewalls de rede.

Infraestrutura de servidores – Data Center

Uma infraestrutura de data center também requer uma análise cuidadosa da segurança da infraestrutura de TI. 

Isso pode incluir a segurança física do prédio, como entrada de chave eletrônica, vigilância constante de vídeo e humana, controle cuidadosamente controlado do servidor e dos espaços de armazenamento e assim por diante. 

Isso garante que apenas pessoal autorizado possa acessar a infraestrutura de hardware do data center e reduzir o potencial de danos maliciosos ou roubo de dados.

Infraestrutura de servidores – Data Center

Infraestrutura de servidores - Data Center

Fora do data center está uma infraestrutura de internet, que inclui meios de transmissão, como cabeamento de fibra ótica, satélites, antenas de linha de microondas, roteadores, agregadores, repetidores, balanceadores de carga e outros componentes de rede que controlam os caminhos de transmissão.

 As infraestruturas da Internet são projetadas, construídas e operadas por provedores de serviços de internet. 

Quando uma empresa contrata um provedor para acesso à Internet, o provedor normalmente vincula-se à infraestrutura do data center dentro de um espaço de construção dedicado e seguro.

Infraestrutura de servidores – Data Center

 

 

O papel da computação em nuvem está mudando a forma como as infraestruturas são projetadas e implementadas.

Onde os data centers tradicionais, de propriedade de empresas, são recursos privados e de uso intensivo de capital, a computação em nuvem permite que as organizações acessem a infraestrutura e os serviços de data center de um provedor de nuvem por uma taxa.

Esse modelo de infraestrutura como serviços, permite computação flexível sob demanda. 

Os usuários podem invocar a computação, o armazenamento e os serviços de um provedor de nuvem sem a necessidade de implantar esses recursos localmente – e ajustar o uso da infraestrutura de nuvem à medida que as necessidades de carga de trabalho mudam.

O modelo software como serviços, oferece benefícios semelhantes para cargas de trabalho específicas.

Um provedor terceirizado hospeda hardware, software, servidores, armazenamento e outros componentes de infraestrutura e permite que os usuários acessem as cargas de trabalho hospedadas do provedor, em vez de implantar e manter essas cargas de trabalho localmente.

Por exemplo, os usuários podem empregar cargas de trabalho para bancos de dados, aplicativos de RH, aplicativos analíticos, suítes de produtividade de escritório e muitos outros.

Infraestrutura de servidores – Data Center

 

Infraestrutura de servidores - Data Center

Como as infraestruturas são criadas

Para criar uma infraestrutura de data center tradicional, as organizações geralmente seguem um processo formalizado que começa analisando e acessando as metas de negócios, tomando decisões de arquitetura e design, construindo e implementando o design e otimizando e mantendo a infraestrutura. 

O processo geralmente envolve conhecimento detalhado, incluindo projeto de construção de data center, seleção de subsistemas e componentes e técnicas de construção de qualidade.

No entanto, a forma como as infraestruturas de TI são criadas está mudando continuamente. 

O desenvolvimento tradicional de infraestrutura heterogênea é um processo altamente manual que requer enormes esforços de integração, otimização e gerenciamento de sistemas – especialmente ao integrar servidores, armazenamento, rede e outros componentes de diversos fornecedores.

 

Saiba ainda mais;

          Infraestrutura de servidores – Windows                                                           Infraestrutura de servidores – Linux

Infraestrutura de servidores - Data Center                                             Infraestrutura de servidores - Data Center

Entre em contato agora!

Fibonatech – Tecnologia em Hardware e Software